terça-feira, 19 de julho de 2016

Testemunhos - Jorge Fernandes





Boa tarde amiga







No nosso primeiro encontro a sós… há dois ou três anos, fizeste-me uma pergunta mais ou menos assim: O que é que te falta?
Naquele momento respondi com prontidão: Liberdade.
Lembro-me que escreveste essa palavra num papel, depois olhaste para mim e teus olhos disseram: sabes o que estás a dizer!?
Não, não sabia bem o que dissera; nunca o tinha dito a ninguém, afinal tinha tudo (pensava eu). 
Disse-o porque estava preso, acorrentado à ansiedade, ao medo, à preocupação, à dúvida, à rotina. Estava preso às pessoas (à mulher, à mãe, às filhas), e à sobrevivência económica.
E agora? Agora, continuo preso. Uma boa prisão que me permite sair de vez em quando, respirar e tomar um duche de energia.
Estou mais solto das amarras, da tortura de pensamentos e emoções, do meu próprio conflito. Estou mais só…é verdade, é assustador no início; Só!
Liberdade é estar só. Não ter dúvidas ou certezas e não fazer escolhas. Porque escolher é preferir um no lugar do outro.
Como posso escolher entre o Sol e a Lua? Ambos existem em mim.
Liberdade é ser. Eu sou o Sol e a Lua.
Hoje acordei assim, levantei-me, lavei os olhos e tive esta memória.
Depois sai à rua e vi o mundo ao contrário. Os homens deixaram de ser homens. Vejo máquinas perigosas, máquinas descontroladas que não sentem nem sabem para onde vão. Máquinas que não ouvem, máquinas destruidoras...
A liberdade é um sentimento.
O mundo precisa de mais Reikianos e menos máquinas.

Beijinho,

Jorge Fernandes



1 comentário:

Maria Adelina Lopes disse...

Obrigada,Amigo. Obrigada pela coragem,pela sencibilidade,e pelo louvor às "tuas mulheres" por essa compreensão profunda do que é o compromisso com aqueles/as com quem nos é dada a graça da interacção evolutiva e dos que a honram.
O Caminho é solitário ainda que rodeados de muita gente, pois só no silêncio da alma podemos ouvir a música de outras esferas, sentir a sua vibração.
Grata pelo testemunho pois estes significam gratidão, e por esta, se fixam as bem-aventuranças com que o Céu nos abençoa constantemente.

Bem-hajas Jorge