O que é auto-conhecimento? E como praticar?
Autoconhecimento é, de fato, conhecer a si mesmo. A palavra é intuitiva e de cara revela seu significado. Mas será que apenas saber o significado já quer dizer que você entendeu? Uma maior profundidade no real significado de autoconhecimento é bem-vinda.
Conhecer a si mesmo, na minha visão, é algo muito relacionado à estar em estado de atenção e criar memória. Porque você precisa estar atento para perceber o que ocorre com seu corpo, emoções, pensamentos e quais são suas atitudes ao longo do dia, do mês, dos anos… E você precisa ser capaz de lembrar o que ocorreu, logo a memória é crucial.
Aquele que busca o autoconhecimento quer saber quais alimentos influenciam positivamente seu corpo, quando fica doente e por quê. Essa pessoa que quer conhecer a si mesmo procura saber o que o faz ficar alegre ou triste, empolgado ou desanimado, com baixa auto-estima ou alta auto-estima, etc. Ela quer entender quais situações ou pessoas alteram seu estado emocional.
Indo um pouco mais profundo no tema… A pessoa que busca o auto-conhecimento acaba por adquirir um equilíbrio, antes mais difícil de se conseguir por não saber os factores que alteravam sua vida. Esse equilíbrio balanceia as relações pessoais, onde antes se ficava nervoso agora se fica sereno. Onde antes se gritava por ganhar um sorteio agora se fica apenas alegre. E assim vai… As relações que lhe faziam mal, já não afectam. As aptidões para o trabalho são descobertas. Os alimentos que lhe fazem mal são extraídos da dieta.
O autoconhecimento cria liberdade, consciência e felicidade!
Fonte:quemsoueu
Gentileza de Carlos Aragão