sexta-feira, 19 de junho de 2020

A vida é uma Escola...


A vida dos outros, vista pelos nossos olhos é tão simples de viver, que não compreendemos como eles não são capazes de simplesmente a viver...
A questão é que a nossa é tão difícil de gerir, que ninguém nos consegue compreender...
Quantas vezes vamos escutado por outras palavras o mesmo sentido desta pequena observação?
Ninguém sabe quantas aulas tem a disciplina da vida.
Ninguém sabe qual a capacidade de cada aluno, por vezes nem ele próprio!
Sabemos quando começa a primeira aula, quando somos apresentados à vida e é curioso, porque normalmente choramos sempre, quando iniciamos o processo de estudo.
Depois, são aulas, mais aulas, até concluir o ensino, onde só recebemos a avaliação do "Criador" quando ele achar que é a hora.
Pelo percurso escolar da vida, vão acontecendo desistências, vários alunos vão desistindo das aulas, suspendendo até a sua matrícula por tempo indeterminado.
Os que conseguem concluir esse processo de estudo, na hora de partir deste do plano físico, para regressar à outra forma de vida, sentem uma paz interior tão intensa, que o diploma já está gravado no coração da sua alma.
Apesar de todos os dias sermos desafiados na escola da vida, se fizermos os trabalhos de casa e refletirmos sobre a matéria desse dia de aulas, fica mais fácil acompanhar o processo de ensino, a nossa evolução.
Lembrem-se que não temos intervalos nem férias, e as matérias são mistas! Cabe a cada um de nós, organizar em si mesmo a estante da sabedoria, para poder caminhar pelo seu próprio pé.
Contudo, vamos ter sempre alguém por perto, que nos pode despertar para algumas matérias já vivenciadas e já esquecidas, que podem fazer toda a diferença na aula que está a decorrer.
Com toda esta rotina de ensino, muitos alunos não aguentam o processo de estudo e ficam sujeitos a alterações interiores, nomeadamente ao cansaço, às confusões dos sentimentos, às emoções...
Tenhamos um pouquinho de paciência... e de vez em quando, respirem fundo, parem por dois ou três minutos e sintam o processo da vossa respiração em perfeita harmonia.
Partilhem as vossas frustrações com os professores da vida, partilhem as vossas experiências com os colegas, trabalhem em grupo de vez em quando, gritem por ajuda se necessário.
Coragem...
Não tenham vergonha de dizer que não entendem a matéria! Mas estudem primeiro! Só assim vamos perceber se temos dúvidas, ou se realmente elas existirem pelo caminho do coração.
 
Boas aulas...
Abracem e amem mais...
 
Fernando Teixeira
 

Sem comentários: