quarta-feira, 20 de janeiro de 2016







“Ensinar é mostrar que é possível, aprender é tornar possível”
Paulo Coelho



Não se pode ensinar sem aprender, e quem aprende retribui e ensina pelo interesse e dedicação. Nem sempre basta querer para aprender. É necessário humildade, empenho, persistência. Apenas no aprendiz? Não, também no mestre. É necessário estarem mutuamente comprometidos com a transformação que se fará. Assim em ambos se aliam disciplina, entusiasmo, bom senso e dedicação. 

Em qualquer vertente, seja como educadores, futuros pais ou professores, deve existir a capacidade de formar pensadores e transformadores deste mundo quando dedicarmos nosso tempo, nosso entusiasmo, nosso incentivo - mais do que apenas nosso conhecimento, para os nossos filhos ou discípulos.

Acima de tudo aquele que é verdadeiramente um Mestre ou um Educador deseja ser superado!

O conhecimento, a sua construção, o recomeçar, o expandir o interiorizar, o vivenciar, é o que dará o verdadeiro significado ao que é aprendido. O mestre não indica caminhos já trilhados, mas permite que o estudante aprenda abrindo seu próprio caminho, e acompanha-o enquanto ele percorre seu trilho.

O processo ensino-aprendizado originado dentro de nós, necessita tanto das nossas energias vitais como dos nossos sentimentos de amor, admiração e respeito mútuos, os quais serão amalgamados e se materializarão em aprendizagens valiosas.